Motor AP

Este motor foi desenvolvido pela Audi no começo dos anos 70, buscando desempenho, eficiência e robustez. Foi lançado aqui como MD-270 de 1,5 litro que equipou inicialmente o Passat em 1974 e logo depois recebeu uma versão 1.6, porém apenas em agosto de 1985 era padronizado aos alemães, ganhando novos pistões, bielas e
carburação, surgindo a família AP.

Os primeiros AP 1.8 que equiparam o Santana e o Gol GT utilizavam as mesmas bielas do MD (136 mm), gerando aspereza no funcionamento. Fato ocorrido também com a versão 2.0, que foi lançada em 1988 com as mesmas bielas de 144 mm do restante da linha (contra 159 mm dos alemães), ocasionando o mesmo problema, e não foi corrigido até hoje.

O motor AP até hoje é consagrado pela potência e robustez e o mais aclamado entre os preparadores. Há uma gama enorme de peças forjadas, comandos especiais, kits de turbina e compressor mecânico para equipá-lo.

Foi o primeiro motor nacional a receber uma injeção eletrônica, no Gol GTi em 1989, era uma Bosch LE Jetronic multiponto analógica, sendo que o restante da linha permaneceria utilizando carburador. Apartir de 1995 toda linha foi equipada com a injeção eletrônica digital monoponto FIC e apartir de 1997, com a multiponto seqüencial da Magneti Marelli, porém ainda utilizando distribuidor mecânico ao invés de uma moderna ignição estática.

Também foi o primeiro motor nacional a receber o sistema Flex Fuel que permite a utilização de álcool e gasolina em qualquer proporção, porém possui taxa de compressão de apenas 10:1, sendo muito baixa para queimar o álcool com eficiência, aumentando o consumo de combustível.

Durante a Autolatina (associação entre Ford e Volkswagen) este motor foi utilizado em diversos veículos da Ford, porém nos Escort e Verona eram montados transversalmente e recebiam um novo comando de válvulas, obtendo maior torque e potência.

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5 responses to “Motor AP”

  1. vinicio says :

    caro amigo tenho um santana 1.8 a alcool ele esta demorando muito para responder e eu acho ele muito fraco por ser 1.8(ja troquei embreagem,ja coloquei no ponto ja mandei regular carburador ,troquei a tampa do distribuidor ,coloquei cabo de vela de silicone o que posso faxer para melhorar desde ja obrigado

  2. Flavio Gooldenrique says :

    Boa tarde tem um Gol cl mi 1.6 quando esquenta ele desliga só
    depois e so ta chave que ele liga
    novamente passando alguns minutos quando a ventuinha liga ele desliga novamente ja troquei sensor de temperatura rele quase tudo no carro menos a bateria sera que é ela?

    • brambilla27 says :

      Boa Tarde Flavio, é bem possivel que seja a bateria sim, já que o carro desliga depois de um tempo em funcionamento, mas como sempre recomendamos que para o pessoal que tem duvida sobre mecanica, que leve até o mecânico para saber o que ta acontecendo, até porque não podemos ver o que acontece com o seu carro (digo em imagens), sempre damos sugestões do que pode ser. Se quiser participar do nosso grupo no facebook segue link, lá o pessoal pode te ajudar também, espero ter ajudado, e obrigado pelo contato.

      https://www.facebook.com/groups/clubedosquadrados/

  3. Alberto Pereira says :

    Pessoal, estou com problemas para ligação correta do sistema de arrefecimento de 1 ap 2.0 do santana sport 93, pois quando comprei o mesmo não tinha o trocador de calor(RADIADOR DE ÓLEO), porém o motor foi totalmente refeito e notei a luz de óleo acendendo obrigando-me a colocar a referida peça que estou solicitando a ajuda de alguém, Caso possam me ajudar, antecipadamente agradeço.

    Alberto

    • Leonardo Gomes says :

      Boa noite Alberto lendo a sua pergunta posso afirmar que a luz acendendo não tem nada a ver com o radiador de oléo pois deve esta r tendo algum problema relacionado com a pressão de oléo do motor,caso tenha mais duvidas me ligue (11) 982253550 OU 29493850 pois possuo uma oficina em São Paulo capital tendo como minha especialidade em motores ap originais e preparados ,mas se preferir colocar o radiador tenho um novo em minha loja.
      Um abraço LEONARDO

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