Principais concorrentes da Volkswagen, na década de 80 e 90

Embora a Volkswagen foi uma das lideres de mercado desde que chegou o Brasil, outras marcas não ficaram pra baixo. Alguns carros foram feitos para competir diretamente com seu rival, veremos alguns exemplos abaixo.

Chevette – apesar de ter sido lançado na década de 70, o Chevette chegou ao seu auge de vendas na década de 80. O primeiro design, que durou até 1987, era idêntico ao que a Opel Alemã lançou como remodelação do Kadett deles (que teve sua primeira versão em 1936!). Fato raro: primeiro lançaram aqui para depois lançar no velho continente. A remodelação de 1987 aconteceu para torná-lo uma espécie de Monza mais acessível. Existiam a versão hatch e a Marajó (station wagon) e só deixou de ser produzido totalmente em 1993.

Monza – projeto mundial da Chevrolet, que lá fora ficou conhecido como Ascona C (terceira versão, sendo que a segunda ajudou no projeto do Chevette / Kadett), foi lançado aqui em 1982 e é um dos carros mais queridos de todos os tempos. De 1984 a 1986 foi o carro mais vendido no Brasil, feito que até então nenhum carro médio havia conseguido. Também tinha uma versão hatch, que por aqui tinha só três portas e quebra-ventos, mania dos motoristas nos anos 80.

Opala – Filhote do alemão Rekord, que foi lançado na Europa na década de 60 e teve algumas unidades vendidas no Brasil, foi o carro de luxo mais desejado da década de 80. Tanto que as autoridades, como o Presidente da República, costumavam utilizá-lo. Era de porte médio e tinha versões esporte (SS) e perua. Esta era a famosa Caravan, que contava com um grande porta-malas, além de todo o conforto presente no Opala.

Fiat 147 – O carro da Fiat, que se instalou no Brasil e começou a produzi-lo na década de 70, foi o primeiro a utilizar álcool combustível. Com isso, era chamado por alguns pelo apelido “Cachacinha”. A perua do Fiat 147 ganhou o nome de Panorama e a picape do carro, Fiorino, foi a primeira da categoria leve no país.

Uno – Foi lançado em 1983 para substituir o Fiat 147 e foi o primeiro projeto mundial da Fiat. O lançamento aconteceu no Cabo Canaveral – hoje Cabo Kennedy – local futurista para lançar um carro cujos protótipos rodaram quatro milhões de quilômetros antes de serem postos a venda. Alguns, a princípio, chamaram-no de “botinha ortopédica”, por conta de seu design. Logo, ele tornou-se o carro popular mais barato do mercado e passou a ser muito vendido.

Corcel – Logo no início da década de 80, a Ford remodela seu carro de médio porte e surge o Corcel II. Este ganhou a versão esportiva GT, perua – que recebeu o nome de Belina – e uma edição de luxo, o Del Rey. Com tantas opções, o carro tentava concorrer diretamente com o Monza e com o Opala. Confortáveis e modernos, o Corcel e seus sub-produtos eram boas opções da montadora no Brasil.

Escort – lançado em 1983, tornou-se objeto de desejo de muitos brasileiros. Espécie de compacto de luxo da Ford, tinha, além de uma versão simples – L – uma versão esportiva, o XR3. Foi o primeiro carro da montadora a ter uma versão conversível desde o Karman-Ghia. Não era um carro popular, apesar de ser de pequeno porte.

Kadett – Lançado em 1989, o Kadett sempre teve seus fãs, o que explica ele ter ficado na ativa até 1998, apesar de manter nesses anos todos seu design quase intocado. No mercado de usados de hoje, é a mesma história. Apesar do estilo e projeto ultrapassados, ele tem lá seus adeptos. Seja para quem busca o segundo carro da casa, bem equipado, barato e com um motor mais potente, seja para o casal que não quer gastar demais apenas para comprar um automóvel com tudo a que tem direito.

PampaA Pampa tinha ao mesmo tempo conforto de automóvel na cabine e robustez de utilitário, além de área de carga bem maior que a da concorrente. Tinha a frente do Corcel II e a caçamba inspirada no picape pesado F-1000 da época. Diferente da picape da Fiat, que usava a mesma suspensão traseira independente do 147, a Ford manteve o eixo rígido e adotou molas semi-elípticas, mais adequadas ao transporte de cargas, em lugar das helicoidais. Com o seu sucesso, outras marcas lançaram também seus derivados, a Volkswagen com a Saveiro (no mesmo ano) e a Chevrolet com a Chevy 500, em 1983.

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One response to “Principais concorrentes da Volkswagen, na década de 80 e 90”

  1. brambilla27 says :

    Mas o golsinho domina hehe

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