Menções honrosas

História

Assim como seu antecessor, o Fusca, o Volkswagen Golf MK1 provou ser influente. Em produção ininterrupta desde 1974, o Golf foi um dos primeiros hatchbacks com tração dianteira. Seus concorrentes Morris Mini, Honda N360 e Fiat 128 fizeram pouco sucesso nos Estados Unidos, mas o Rabbit, juntamente com o Honda Civic, iniciaram uma geração de compactos com tração dianteira para o mercado americano.

Existe uma ambiguidade sobre a origem do seu nome. Alguns dizem que vem do esporte de mesmo nome, remetendo a esportividade e requinte, enquanto outros dizem que seu nome deriva de Golf-Strom, que em alemão significa Corrente do Golfo.

Achar um substituto para o Fusca foi o trunfo da Volkswagen. No começo da década de 70, as coisas não iam bem para a companhia. As vendas haviam caído muito, e o Fusca não era mais tão atraente, com seu motor fraco e barulhento, e seu design desatualizado. Isso fez com que outros veículos, que nada mais eram que versões encolhidas dos segmentos maiores, como o Toyota Corolla, começassem a roubar o mercado.

A solução chegou pelas mãos da Auto Union. A Audi, parte integrante desse grupo, tinha experiência em motores refrigerados a água e com tração dianteira, principalmente por causa de seus sedans médios. Isso seria essencial para a nova geração de compactos da Volkswagen, visto que essa configuração oferece economia de peso e de espaço, conferindo potência. Quando Kurt Lotz assumiu o comando da companhia, em 1969, os estudos para o desenvolvimento do Golf começaram. A tecnologia da Audi foi usada pela primeira vez no Volkswagen Dasher, que foi muito bem recebido. Era apenas uma questão de tempo até que ela euipasse o Golf MK1.

Modelos

O primeiro Golf (conhecido dentro da VW como Typ 17) começou a ser produzido em 1974. Nos Estados Unidos e no Canadá, ele foi comercializado de 1975 a 1984, sob o nome de Volkswagen Rabbit, e no México, como Volkswagen Caribe. Como previsto, ele contava com um motor transversal refrigerado a água montado num chassis hatchback com tração dianteira. Além disso, sua suspensão, que contava com braços independentes MacPherson na dianteira, era muito bem calibrada, e garantia muita estabilidade e uma direção agressiva, sem comprometer o conforto. O Golf ganhou o prêmio de Carro do Ano, pela revista australiana Wheels Magazine em 1975.

Foram poucas mudanças, até o carro ser substituído pela versão Mark 2, em 1984, na Europa. Porém, o ar-condicionado se tornou um opcional em Agosto de 1975.  Havia, também, a possibilidade de instalá-lo em carros já produzidos, junto com a subsituição da bateria por uma de maior capacidade.

A versão GTi, lançada na Europa em 1976 e nos EUA em 1983, foi responsável pela criação do gênero hot hatch. Muitas outras montadoras seguiram a fórmula, e lançaram versões esportivas dos seus hatchbacks de entrada de mercado. A ideia era bem direta: pegar um carro pequeno, leve e econômico e acrescentar umas boas pitadas de performance, tornando-o esportivo sem perder a praticidade. Essa versão foi um dos primeiros carros a utilizar uma injeção de combustível mecânica, que elevou a potência do motor 1.6 para 108cv. Em 2004, o Golf MK1 GTi foi considerado, pela revista Sports Car International, o terceiro melhor carro da década de 80.

Em 1980, houve um pequeno facelift no modelo. As lanternas aumentaram, ficando mais parecidas com o conceito original de Giugiario; Os parachoques foram revisitados; o painel ganhou instrumentos mais atuais e, nos Estados Unidos, os faróis se tornaram quadrados.



Anúncios

Tags:, , , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: