Achados meio perdidos: um raro Jetta ECOdiesel 1991

O Jetta ECOdiesel é um modelo raro até mesmo fora daqui.  O modelo foi projetado em um momento que a Volkswagen da Alemanha decidiu adotar uma filosofia Umwelt freundlich (amiga do meio-ambiente, em uma tradução livre). Inicialmente a intenção era criar um novo motor a diesel, mas a Volks preferiu pegar seu velho turbodiesel e instalar um simples catalisador para diminuir as emissões de poluentes. Embora a potência fosse diminuída, o motor ainda era mais potente que o motor a diesel normal da linha na época.

O novo motor foi chamado de Umwelt, mas quando a marca decidiu introduzi-lo nos Estados Unidos, equipando o Jetta de segunda geração, a VW resolveu rebatizá-lo de ECOboost – na época já era cool ser ecologicamente correto, embora o catalisador não fizesse grande coisa. Mas ele não fez muito sucesso por lá, e vendeu algo em torno de 750 unidades. O motor original desse carro deu lugar a uma unidade mais moderna, um TDI de 1,9 litros. O dono afirma que o motor é novo e rodou apenas pouco mais de 20 mil km em seis anos.

No geral o carro parece estar bem conservado, apenas com algumas marcas de uso –  algo que em um carro como esse pode até ser um sinal positivo. Os interior recebeu bancos mais modernos, revestidos em couro. O painel de instrumentos agora é do Santana. O dono diz que o painel original está guardado e em perfeito estado, mas não possui conta-giros e as marcações são em milhas por hora, por isso não é prático.

Segundo o vendedor, esse Jetta MK2 1991 teria entrado no Brasil por meio de uma embaixada – como muitos dos modelos raros que encontramos por aqui. Embora seja um carro de fabricação alemã, tudo indica que esse exemplar tenha vindo dos EUA, devido aos para-choques proeminentes e as luzes de posição nos pára-lamas, exigência da legislação norte-americana.

Os fãs dos carros de Wolfsburg já devem estar se perguntando quanto precisarão desembolsar para levar esse Jetta GL 1991 para casa. Ontem, quando encontramos esse anúncio, o valor anunciado era de 52 mil reais. Curiosamente, mais tarde naquele mesmo dia o valor havia caído para 45.900 reais, e assim continua. Achou caro? Bem, a maioria das pessoas normais também.

Porém, conhecendo esse tipo peculiar que é o fã dos Volkswagen, é possível que esse carro não fique muito tempo a venda. A moda do german look ainda parece estar longe de acabar, e com a relativa facilidade de trazer peças Volkswagen importadas – além da enorme quantidade de peças intercambiáveis entre modelos da marca – esse carro vai encontrar um dono empolgado rapidinho. Tomara que não coloquem um motor AP nele. Nem rodas orbitais.

Fonte: Jalopnik

Anúncios

Tags:, , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: