Passat TS: o esportivo divisor de águas da Volkswagen

Durante a década de 60 e boa parte da de 70 era bem curioso observar os folhetos de propaganda da Volkswagen. O material mostrava os concorrentes sofrendo com o calor na subida de serra, bem como enfrentando adversidades com mangueiras e radiadores. Isso porque a marca só vendia os modelos equipados com o clássico motor boxer refrigerado a ar. As provocações à concorrência eram explícitas e as vantagens do propulsor elevadas às alturas. Mas tudo iria mudar em meados dos anos 70 com a chegada do Passat.

O estilo alemão e o desenho bem feito de Giorgietto Giugiaro deram origem a um belo produto para o mercado. Porém, o departamento de marketing perdeu o sono tendo que, de certo modo, desmentir tudo que havia sido dito sobre motores refrigerados a água sob pena de um fiasco nas vendas.

Felizmente a coisa deu certo. Bastou deixar alguns exemplares circularem com a imprensa para despertar a atenção do público. Os jornalistas, por sua vez, puderam experimentar algo bem diferente, com motor dianteiro, concepção moderna e desempenho extraordinário.

Em 1976 a versão TS chegou às lojas com carburação dupla, pneus mais largos e aspecto agressivo. As faixas, inicialmente colocadas na coluna traseira, percorriam uma parte da carroceria identificando a versão nervosa. Além disso, os quatro faróis na dianteira serviam para intimidar os concorrentes que iam à frente.

O exemplar da matéria é de 1978. O diferencial está nas faixas, recolocadas na parte de baixo da carroceria, que trazem o logotipo mágico em destaque. As rodas de 13 polegadas eram calçadas com pneus mais largos e muita gente hoje em dia troca o jogo original pelas rodas de 14 polegadas da Variant II, que têm o mesmo desenho.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: