Volkswagen completa hoje 59 anos de Brasil

Há exatos 59 anos a Volkswagen iniciava suas operações no Brasil. A marca alemã inaugurou uma linha de montagem em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 23 de março de 1953. Na ocasião, a Volkswagen do Brasil deu início à produção do Fusca, com peças trazidas da Alemanha. Quase seis décadas depois, a fabricante possui quatro fábricas – São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná – e detém pouco mais de 20% do mercado brasileiro, de acordo com dados da Fenabrave de 2011.

O sucesso do Fusca determinou a construção da unidade de São Bernardo, quatro anos depois do início das atividades no galpão do Ipiranga. No dia 2 de setembro de 1957, o Brasil se tornava o primeiro país a abrigar uma fábrica da Volkswagen fora da Alemanha. A hoje veterana Kombi ainda tinha ares joviais naquela época, quando se tornou o primeiro modelo da VW produzido em solo brasileiro, com 50% de componentes nacionais.

Com tanta história, a Volkswagen é detentora de alguns números expressivos da indústria automobilística brasileira. Em 59 anos de Brasil, foram cerca de 19 milhões de veículos produzidos – 7 milhões apenas do hatch Gol, o líder do mercado nacional há 25 anos –, 2,8 milhões de unidades exportadas, 16 milhões de veículos comercializados no mercado doméstico e 30 modelos desenvolvidos no país – alguns se tornaram clássicos, como o esportivo SP2 e a popular Brasília. A marca alemã detém ainda a maior rede de distribuidores do país, com 619 concessionárias e emprega mais de 24 mil pessoas em suas quatro fábricas.

Armazém da Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a Volkswagen do Brasil iniciou operações, em 1953

Confira números da história de 59 anos no Brasil:

– 19 milhões de veículos produzidos
– 2,8 milhões de veículos exportados
– 16 milhões de veículos vendidos no mercado interno
– 24 mil colaboradores trabalhando atualmente nas 4 fábricas
– 30 modelos desenvolvidos no País
– 1,6 milhão m2 em fábricas (área construída)
– 600 concessionárias
– Quase 7 milhões de unidades produzidas do modelo Gol

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: