Porque gostamos tanto de carros

Muito já foi dito e escrito sobre o que motiva os amantes desta cultura, mas acreditamos que o vídeo Project Revival tenha atingido este objetivo.

Segue uma transcrição livre do que é dito no vídeo:

“Quando as pessoas me perguntam: Porque você gasta tanto dinheiro no seu carro?

Eu olhava para eles e apenas sorria.

No começo, eu costumava dizer para eles que era para criar uma forma de arte. Adicionando seu toque pessoal à máquina que você mesmo criou. Fazendo dela uma extensão de você mesmo e de sua personalidade. Mas então percebi: Existe tantas coisas além disso!

É muito mais do que sobre carros, dinheiro, coração e alma que despejamos em cima. É sobre a comunidade, a amizade, a camaradagem.  A família que é criada enquanto dividimos nosso conhecimento entre nós, enquanto ajudamos uns aos outros com nossos próprios projetos.

A sociedade pensa que nós somos da forma que a mídia ´popular´ gosta de nos retratar. Gostam de pensar que somos apenas um bando de jovens delinquentes e loucos ou meramente encrenqueiros que gostam de correr nas ruas. Que não somos nada além de uma ameaça a sociedade.

Como  em todos os esportes, sempre existirão as maçãs estragadas e as boas. A verdade é que a maioria de nós, na realidade, somos adultos respeitados que gostam de dirigir as coisas que nós mesmos criamos. Dirigir… é nossa forma de liberdade. Liberdade para ir onde quisermos, quando quisermos. Liberdade para estar no controle.

Nós criticamos aqueles que correm na rua e elogiamos aqueles que se mantém na pista.

Mas como todas as coisas boas, vai chegar ao seu fim. Com o que é chamado de “A incansável guerra contra a velocidade”, a economia afundando, o meio ambiente e as novas leis tornando mais difícil a personalização dos carros, a cultura popular automotiva, como conhecemos, dentro em breve desaparecerá. Se nós não nos unirmos e salvarmos as coisas que viemos a amar e apreciar, como os casacos Zoot dos anos 40, Las vegas dos anos 50 e o movimento hippie dos anos 60, a cultura automobilística será apenas mais um capítulo que você lerá em um livro de história.”

O vídeo fala por sí só e, salvo algumas referências que não fazem parte da cultura brasileira, transmite a essência da cultura automotiva.

Parece que depois do boom do vídeo, muitas pessoas que curtiram e compartilharam, se esqueceram da essência, do que nos une. Então leia, assista e compartilhe novamente, não vamos deixar coisas menores nos impedirem de realizar nossos sonhos.

Anúncios

Tags:, , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: