Projeto abortado

O Projeto BY seria um carro menor do que o Gol (Projeto BX), para ser o carro de entrada da linha Volkswagen, sendo sucessor direto do Fusca.

O projeto se arrastou por uma boa parte da década de 80, e teve inúmeras variações de motorização cogitadas pelas revistas especializadas da época: os velhos boxer 1300cc e 1600cc (como nos primeiros Gol), motor AP com uma inédita cilindrada 1.3,e , já na época da Autolatina, os motores CHT da Ford 1.3 e 1.6.
Em função da traseira curta, uma característica peculiar do BY seria o banco traseiro corrediço sobre trilhos, privilegiando o espaço para a carga ou para os passageiros, conforme a necessidade. Seria uma novidade mundial, mas como o projeto BY foi cancelado, a primazia coube à Renault com o Twingo em 1992. Em 2004 a Volkswagen usaria este mesmo sistema no sub-compacto Fox.
Se o BY tivesse saído das pranchetas para as ruas, o cenário para a Volkswagen seria bem diferente do atual. Com o BY nas versões de entrada, o Gol seria liberado para disputar os segmentos superiores e, provavelmente, Fox e Polo nunca existiriam para o mercado brasileiro.
Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

One response to “Projeto abortado”

  1. leonvialta@hotmail.com says :

    nossa esse e top em queria um desses volkswagen….
    rraridade em!!!!!!!!!!!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: