Encontro de colecionadores de miniaturas traz a paixão gearhead em tamanho bonsai

Todo adulto fanático por carros já foi criança, portanto todo gearhead já teve sua fase de colecionar miniaturas, desde um carrinho de madeira feito pelo nosso avô até as caras réplicas de marcas como Kyosho, Autoart, Matchbox e muitas outras. O Brasil é um grande mercado de miniaturas, perdendo somente para os americanos. Estima-se que existe pelo menos mais de 1 milhão de colecionadores no Brasil, tirando aqueles que só compram poucas vezes.

Se você comparar as atividades de fãs de carros e fãs de miniaturas, perceberá que são relativamente parecidos, só mudando a escala do brinquedo. Existem colecionadores de Porsche, de muscle cars, existem “preparadores” que modificam as miniaturas, fóruns para debater sobre os últimos lançamentos no mundo diecast, e claro, temos nossos grandes encontros de colecionadores.

Um dos grandes encontros desse tipo no Brasil foi realizado nos dias 31 de março e 1º de abril em São Paulo. A 2ª Expo Diecast reuniu pessoas de todo o país e suas coleções lindas e raras. Mais de 200 mesas foram usadas para a exposição de mais de 10 mil miniaturas.

Entre várias atrações, tivemos a ilustre presença do designer de miniaturas Dave Chang, um americano que trabalhou em diversos fabricantes do setor, e que agora possui sua própria marca. Ele foi muito respeitado por todos que estavam presente, tirou fotos com todos que lhe pediam, autografou de tudo, e esteve sempre sorrindo e brincando com os colecionadores. Um exemplo de pessoa.

Outra atração importante sem dúvida foi a presença dos melhores customizadores do Brasil, muitos deles premiados lá fora em grandes concursos americanos.

O trabalho deles é praticamente igual de um preparador automotivo, escolhendo uma miniatura qualquer para ser modificada do jeito que o dono preferir, mexendo na carroceria, trocando o motor, as rodas e melhorando a pintura.

Outra parte do evento que agrada principalmente aos mais velhos é a exposição de miniaturas antigas, principalmente de marcas como Matchbox, Miniatura Rei, Roly Toys… Todas essas marcas foram pioneiras no mercado nacional e fizeram a alegria de muitos quando eram crianças.

Houve também uma pequena exposição de rot rods, rat rods, low-riders e motos da Harley-Davison, para deixar o espaço o mais belo possível. Esperamos que no próximo evento a gente consiga reunir ainda mais gearheads por lá e trocar boas conversas sobre miniaturas e carros.

Fonte: Jalopnik

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: