Polo Mk3 1998

 

Por 26.690 reais, você pode comprar um Gol 2-portas zero quilômetro, cujo visual lembra bastante o atual Polo europeu (e não estou falando apenas da nova dianteira), sem opcional nenhum. Que tal pagar um pouco mais do que isso por algo, digamos, mais germânico?

O Polo de primeira geração foi lançado em 1975 e era, na verdade, um Audi 50 com emblemas VW e acabamento ligeiramente mais pobre. Desde então o compacto já teve cinco gerações, a mais recente delas apresentada em 2009. Na Europa o Polo foi lançado como modelo de entrada da VW, mas cresceu e ganhou irmãos mais novos, e hoje é considerado um intermediário entre os city cars e compactos (que aqui no Brasil são conhecidos como hatches “médios”). Atualmente, o Polo fica entre o VW up! e o Golf.

Por aqui, na melhor tradição VW de fazer saladas com seus modelos, nosso primeiro contato com o Polo veio na forma de um SEAT rebatizado. Explico: o Polo de terceira geração, lançado em 1994, serviu como base para os SEAT Cordoba e Ibiza. Mecânica e interior eram compartilhados com o Polo, mas os painéis da carroceria eram todos diferentes. Os SEAT foram importados para o Brasil entre 1995 e 2002. Nesta época a VW havia acabado de lançar o a segunda geração do Gol e em vez de fazer um Voyage “bolinha”, resolveu aproveitar o sucesso do Cordoba e trouxe o modelo inspirador, o Polo Classic. Inventivo, não?

Mas por que será que a VW não trouxe a família Polo em vez de queimar seu brazo español por aqui? O Polo Mk3 é um carro tão legal que o cônsul alemão em Porto Alegre trouxe um deles para o Brasil. E agora o carro está a venda.

É um Polo 1998 azul, com motor quatro-cilindros de 1,6l e 100 cv. Sem surpresas aqui: o interior usa o mesmo painel que o Polo Classic teve até 2000, porém os bancos são mais envolventes – e, para os detalhistas, os forros de porta parecem bem mais caprichados – e tudo muito bem conservado. segundo o anúncio, o carro teve apenas dois donos e rodou 36 mil km.

Os Volkswagen de motor 1,6 l da época custam entre 9.500 reais (Gol e Parati) e 20 mil reais (Golf 1,6L). O Gol hipotético do começo deste post custa 26.690 reais, não traz nada além do básico e é movido por um 1,0L de 70/72 cv (etanol/gasolina). Este Polo custa 28 mil reais, têm motor de 1,6 litro, provavelmente conta com os ítens básicos de conveniência (vidros e travas elétricos, direção hidráulica, ar condicionado) e, como bônus, carrega toda a qualidade de construção e acabamento dos alemães. E ainda tem um belo teto solar de lona.

O problema é que boa parte deste encanto se vai quando você se lembra que estamos falando de um carro de 1998. Se você levar em conta a raridade – este deve ser o único Polo alemão do país – a etiqueta é até compreensível, mas não muda o fato de que você vai pagar quase 30 mil reais por um carro com 15 anos de idade.

No final, é mais uma daquelas situações onde a questão é definir suas prioridades.Quais são as suas?

Fonte: Jalopnik

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One response to “Polo Mk3 1998”

  1. Vitor Correia says :

    Eu compraria com maior prazer, melhor que comprar um popular 0KM, quer dizer, 0 itens de série!

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