Cinco dicas para desmascarar vendedores picaretas

metralhas

Como desmascarar o picareta que está te empurrando um desses carros? Aqui estão cinco dicas preciosas.

1. Peça para levar o carro a um mecânico
Quando se trata de carros usados, dez gramas de prevenção valem 10 toneladas de solução. Uma inspeção rápida feita por algum mecânico experiente é essencial nas negociações de carros usados e também para que seu novo carro velho funcione por muito tempo

Os picaretas olham para os mecânicos da mesma forma que os vampiros olham para uma réstia de alhos. Por quê? Porque nada pode revelar mais detalhes sobre o verdadeiro estado de um carro que um par de olhos experientes de alguém que passa a vida fazendo isso.

Quer desmascarar um picareta antes que ele pegue sua grana? Insista em levar o carro a um mecânico. Se ele arranjar qualquer desculpa, dê as costas e vá embora. Problema resolvido.

2. Faça o dever de casa
Os picaretas adoram contar lorotas aos desinformados. Há um velho ditado no mercado de usados: “as pessoas compram carros com os olhos”. Sendo um vendedor experiente, posso dizer que muitos dos meus colegas simplesmente compram o que é bonito, pois eles têm os esquemas para maquiar todo o resto do carro.

Para não comprar gato por lebre você precisa conhecer o que está comprando. Pesquise em fóruns e clubes na internet, ou converse com algum mecânico amigo para descobrir a que é preciso ficar atento no carro que você quer comprar. Consulte a Fipe e outras tabelas de valores médios para ter poder de barganha.

Os picaretas detestam perguntas sobre detalhes específicos sobre as características e a manutenção. Faça sua pesquisa e converse por telefone antes de por os pés na rua. Nada irrita mais esses corruptos do que alguém que eles não conseguem enganar.

3. Dirija o carro.
Picaretas costumam evitar que você prolongue o test drive, pois eles sabem que a luz de serviço de motor e outros avisos do computador de bordo acabam com quaisquer chances de vender o carro.

Quer deixar o cara puto? Ou ao menos descobrir a verdade? Faça um test drive por vários tipos de ruas por entre 15 e 20 minutos. A transmissão ficou esquisita? O vendedor resolveu tagarelar ou mostrar o som do carro durante o teste? Talvez ele esteja querendo ocultar algum barulho. Você vai ficar surpreso com a quantidade de macetes que ele pode usar para fazer a jabiraca parecer o carro dos seus sonhos.

4. “No estado” ou “de repasse”
O termo que os picaretas mais gostam é “no estado” ou “de repasse”. Por quê? Você aceita comprar o carro do jeito que ele está, e se qualquer componente falhar, vital ou não, depois de feito o negócio o problema é todo seu.

Para irritar um picareta insista em um termo de garantia. É lógico que ninguém te dará garantia total, mas tente ao menos combinar em contrato a garantia básica de 90 dias para motor e transmissão. Um vendedor sem ética sempre negará essa garantia. Enquanto isso, os honestos toparão fazer isso, mesmo que te cobrem um pouco a mais, mas ao menos você fica tranquilo por saber que o vendedor garante o funcionamento essencial do carro pelos primeiros três meses.

5. Contrate um profissional e seja profissional
Você começou a ter problemas logo ao sair do pátio da revenda?

Um mecânico com as ferramentas certas pode diagnosticar a ECU do carro e descobrir se a luz de serviço do motor foi intencionalmente apagada sem ter passado pelos devidos reparos.

Se isso aconteceu, peça o diagnóstico documentado ao mecânico e entregue uma cópia ao revendedor. Se ele for honesto,  assumirá a responsabilidade de solucionar o problema. Se ele for um larápio, vai receber a folha e jogá-la direto no lixo.

Se você não obter uma resposta satisfatória, contrate um advogado para escrever  uma “notificação extra-judicial”. O risco de um processo é muitas vezes o suficiente para que o vendedor desonesto tente um acordo amigável. nough to undo many deals.

E por último, mas não menos importante, você pode apresentar seus problemas ao público. Você pode filmar todo o seu drama e publicar no YouTube, pode enviar uma reclamação a sites como o ReclameAqui. É preciso apenas manter o foco das acusações naquilo que você pode comprovar. Afinal, você não precisa de mais problemas.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: